Pesquisar este blog

sábado, 8 de setembro de 2007

Culto ao Corpo e Tratamentos Milagrosos

Atualmente, a mídia tem exercido uma forte influência sobre o protótipo de beleza corporal. Infelizmente as pessoas têm se preocupado mais intensamente com o visual, que com a saúde propriamente dita. Indivíduos, para obterem maior prestígio e aceitação social, através da beleza, buscam qualquer coisa para obterem um corpo "sarado", pelo menos, próximo do que seus ídolos da televisão são na realidade.

Principalmente as mulheres, ao invés de procurarem um profissional competente para o aconselhamento, preferem seguir caminhos mais "rápidos e sem sofrimento", colocando em risco a própria saúde ao seguir modismos adotados pela mídia e divulgações em revistas femininas.

Segue abaixo algumas dessas " loucuras":

* Aparelhos de estimulação elétrica; O uso desses equipamentos só têm efeito em pessoas extremamente sedentárias ou que tiveram alguma lesão (fratura). E esses efeitos deixam de aparecer a partir do momento em que a musculatura se condiciona para esses estímulo elétrico (pequenas cargas). Seria necessário uma carga (choque) maior, mas, com isso mudaria o ritmo cardíaco do usuário levando a um comprometimento de seu coração. Isso é tão perigoso que não pode ser utilizado por indivíduos com marca-passos e gestantes.

Há muito tempo atrás as correntes estimulantes eram muito utilizadas especialmente por curiosos e charlatães e por isso caíram em descrédito completo no meio médico. Na verdade ela foi primeiramente introduzida no séc XVIII por Galvani, e estudada e aprimorada com o decorrer dos anos fornecendo a fisioterapia uma fonte maravilhosa de tratamento de músculos sadios em desuso, paralisados e nos músculos totalmente paralisados com as seguintes finalidades:
  • Exercitar e fortalecer os músculos que permanecem incólumes após a lesão neurológica;
  • Evitar a atrofia progressiva e a degeneração conjuntiva do músculo.

Nos músculos sadios: estas correntes respondem rapidamente com um abalo à estimulação pela corrente farádica.

Nas atrofias por desuso, os melhores efeitos acontecem quando se interrompe a corrente farádica, dando um intervalo de repouso permitindo refazer-se do trabalho despendido. Fazendo aumentar o tônus muscular, seu volume e a força.

Nos músculos parcialmente paralisados: O emprego da corrente farádica deve seguir uma técnica e uma orientação diferente da com músculos com atrofia de desuso. A estimulação deve possuir maior duração e devem ser isolados com tempo de repouso maior. O tratamento é feito em dias alternados e com duração de 10-15 minutos.

Músculos totalmente paralisados: O tratamento é bem delicado neste caso. O impulso elétrico tem que ser de maior duração e os intervalos entre uma e outra excitação devem ser longos. A intensidade deverá ser maior e precisa ser regulada até o suficiente para produzir uma contração muscular. Quando , apesar disto, a contração muscular vai diminuindo, é aconselhável aumentar mais ainda o intervalo das excitações. Se a contração muscular continuar diminuindo, ou cessar totalmente, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

Tipos de correntes: Farádica, Galvânica, Sinusoidal e Nemec.

Fora das finalidades acima citadas, a estimulação elétrica parece ser ineficaz, não sendo indicada para treinamentos de hipertrofia musculares com fins de melhorar o fortalecimento geral do corpo e a saúde, embora seja indicada para reabilitação com acompanhamento de um Fisioterapeuta.

* Correr ou praticar atividades físicas totalmente agasalhados ou cobertos com vestimentas de plástico; O que acontece é que geralmente as pessoas vinculam perda de água (desidratação no corpo) com o emagrecimento e este absurdo é tão divulgado que encontramos verdadeiras manifestações de auto-flagelo ao observamos pessoas correndo pelas ruas debaixo de um sol escaldante totalmente agasalhados e sem a mínima orientação como se não bastasse cheias de cremes dos pés a cabeça, e ainda por cima só vão beber "um gole " de água após horas do fim da atividade. Isto de maneira nenhuma é saudável e merece esclarecimento:

No caso da atividade física, a água que perdemos serve de regulador térmico para justamente proteger o nosso organismo de maiores sequelas devido a agressão da atividade (o super aquecimento interno).

* Cintas compressoras ou bandagens frias e quentes: A gordura é compressível, segundo o prof. Dr.Emerson S.Garcia, isto é, pode ser comprimidas (reduzindo o volume) por algum tempo. Assim, o uso das cintas apertadas, ou de bandagens, irá dar uma impressão que a pessoa emagreceu, pois, as "medidas"(circunferências das áreas comprimidas) diminuem temporariamente. Estas "medidas voltarão aos valores anteriores a compressão em algumas horas.

* Dietas com restrição de carboidratos ou de jejum completo: São as mais comuns na atualidade, como as sopas milagrosas, dietas da lua, dietas do abacaxi, dieta da carne etc.. Elas recebem , as mais diferentes denominações e que se revesam aparecendo periodicamente, principalmente nas revistas femininas e têm sido combatidas pelas importantes organizações profissionais de médicos, fisiologistas e nutricionistas de países desenvolvidos, por serem potencialmente perigosas para a saúde, além de não serem muito eficazes na redução da gordura corporal. Todas estas dietas são cetônicas e , portanto, produzem uma grande perda de peso corporal em um período muito curto

Estas dietas que prometem uma perda de peso de 5-10 kg em 10 dias não informam que:

* a perda de peso se deve principalmente a desidratação que acompanha eliminação dos corpos cetônicos através da urina e que estes corpos cetônicos sobrecarregam os rins, podendo levar a uma insuficiência renal e ainda que elas levam a uma redução da massa magra corporal (músculos).

* As dietas cetônicas podem provocar disfunções hepáticas e muitas delas , já comprovadas, provocaram a morte de pessoas nos E.U.A; podem ainda provocar hipoglicemia acompanhada de dores de cabeça e fraqueza geral e desencadeam deficiências orgânicas variadas.

O mais importante , contudo, é que a grande maioria das pessoas que perdem peso através de dietas, mais cedo ou mais tarde tornam a ENGORDAR, causando o efeito YO - YO. Raramente uma pessoa obesa emagrece com dieta e mantém-se magra, a não ser que ela inicie um programa orientado de exercícios físicos.

*Cremes e soluções emagrecedores: Por sorte nenhum destes métodos provoca danos a saúde, se bem que afetam o orçamento de muitos inutilmente. Não existe nenhuma evidência científica de que a obesidade possa ser tratada usando estes métodos, se bem que alguns deles mais especificamente as técnicas que usam calor e frio como "forninhos" e "bandagens" se fundamentam em fenômenos fisiológicos conhecidos.

* Uso de Drogas: Várias drogas são usadas pelas pessoas para o tratamento da obesidade, entre elas estão as anfetaminas, a cafeína e os hormônios tireoideanos. As anfetaminas são estimuladores do Sistema Nervoso Central e agem como anoréticos, inibindo a fome. Os hormônios da tireóide, principalmente a triidotironina (T3) estimulam o metabolismo.

As anfetaminas podem causar dependência física e psíquica além de provocarem dores de cabeça, vertigem e dificuldades de concentração.

Os hormônios tireoideanos quando ocorrem em excesso no nosso corpo produzem efeitos cardiotóxicos e podem levar a pessoa a ter problemas cardíacos. Esses hormônios são proibidos nos estados unidos para o emagrecimento.

A cafeína também é estimulante do SNC, e além de aumentar a capacidade de trabalho dos indivíduos, também aumenta a utilização de lípides durante o exercício, mas ela pode causar uma grande perda de urina . É bom lembrar que o Comitê Olimpico Internacional proíbe a ingestão de cafeína.

* Excesso de Atividades Físicas: Certos indivíduos quando se deparam com seu excesso de peso, buscam acabar com o problema em doses cavalares passando várias horas em academias, clubes ou até em casa, praticando o quanto podem atividades físicas ,desejando obter os resultados da noite para o dia.

É importante lembrarmos que um peso saudável não se consegue com "tratamentos de choque", mas ,assim como a dieta, a longo prazo mudando hábitos de vida, tentando obter da atividade física muito mais que resultados, mas, satisfação pessoal e alegria de viver.

Entre métodos de emagrecimento que são oferecidos por clínicas e spas, poucos são os que realmente funcionam, mais especificamente a dieta e a atividade física. O uso de drogas não é um método seguro, devendo ser usado somente em casos especiais, e de preferência em hospitais, sob constante supervisão médica.

Procure um profissional especializado para orientá-lo.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Stress

Stress
É provavelmente o quadro clínico mais freqüente que existe.
Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, de educação, situações de vida, doenças, alterações de metabolismo, uso de alguns medicamentos, de álcool, de drogas, acidentes, correria, insegurança (tanto financeira quanto física mesmo), etc., vão fazendo com que nosso corpo produza quantidades anormais de Adrenalina.

Mais: dificuldades com chefes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges, pais, carro quebrado, Marginal parada, bom, se formos enumerar todas as causas possíveis de Stress, esta lista não teria fim.

A Adrenalina é um hormônio produzido por nosso corpo e tem a função de fazer nosso organismo se defender.

Ela faz com que o sangue irrigue mais o coração o cérebro, os pulmões e os músculos. Isso para que fiquemos alertas, fortes e com todos os sentidos aguçados, para enfrentar o perigo.

A produção de Adrenalina durante um certo tempo é até benéfica para nós, pois ela faz com que nosso organismo esteja apto a se defender de agressões. O problema é que nossas condições de vida fazem com que esse tempo seja muito longo.

Então começam os sinais de Stress:
  • Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.
  • Insatisfação com tudo.
  • Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados.
  • Piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.
  • Insônia, sono agitado, pesadelos.
  • Irritabilidade, explosividade.
  • A concentração e a memória diminuem.
  • Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
  • Reclamações mais freqüentes do que o habitual.
  • Uso de férias, feriados e finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar e se divertir.
  • Ocupar cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.
  • Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas.
  • Sensação de monotonia que levam aos sintomas do Stress.
  • Cansaço.
  • Ganho ou perda de peso.
  • Maior incidência de infecções, gripes e outras viroses, inclusive Herpes.
  • A Pressão Arterial e o Colesterol sobem, enrijecendo as artérias e favorecendo o aparecimento de Arteriosclerose, derrames, infartos, etc.
  • Dores de cabeça, dores musculares, dores "de coluna".
  • Bruxismo (significa ranger dentes durante o sono).
  • O estômago produz ácido clorídrico demais, queimando suas paredes, ou de menos, fazendo com que os alimentos sejam mal digeridos, fermentem e produzam gastrites e úlceras.
  • O intestino pode ficar preso ou ter acessos de diarréia, assim como muita flatulência (gases).
  • A pele fica com acne, perde a elasticidade, o couro cabeludo fica seborreico, os cabelos caem, provocando envelhecimento precoce.
  • Surgem casos de Diabetes.
  • A maioria dos casos de diminuição de Libido e Impotência Sexual não orgânicas tem origem em Stress.
  • Tentativa de relaxar com álcool, nicotina, drogas e excesso de comida, causando outras complicações no organismo.
  • Doenças psicossomáticas (na verdade poucas doenças não representam alterações do corpo e da mente).
  • Ataques de ansiedade Transtorno de Ansiedade Generalizada.
  • Ataques de Pânico que podem ou não evoluir para uma Síndrome do Pânico.
  • Depressão.
Importante:

1) Não é necessário que aconteça um sobrecarga exagerada para começar um estado de Stress. Na maioria das vezes existe um acúmulo de pequenos fatores, que somados produzem uma grande sobrecarga em nosso organismo.

2) Sobrecargas "boas" também podem causar Stress: Imagine reformar ou construir uma casa (não é bom ?) e ao mesmo uma promoção no trabalho, com todos os desafios inerentes a essa promoção. Ou a construção de uma casa e o nascimento de um filho. Imagine você ganhar 1 milhão de dólares na loteria. Já pensou na preocupação em aplicá-los ?
No decorrer de nossa vida vamos aprendendo a conviver, controlar e administrar os problemas que nos sobrecarregam e causam ansiedade.
Cada pessoa é capaz de administrar certo números de fatores de sobrecarga porém além de um certo limite seu organismo entra em Stress. Imagine que você esteja passando por problemas financeiros, profissionais e familiares ao mesmo tempo. Provavelmente você conseguiria administrar bem um ou dois desses problemas, mas talvez não os três ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que você não precisa se livrar de todos os seus problemas para melhorar, basta chegar à quantidade que você consegue administrar sem se sobrecarregar muito.

O que fazer ?
Na maioria dos casos a solução é óbvia, muito gostosa mas difícil de se fazer: mudar hábitos.
  • Deitar mais cedo, dormir mais;
  • Fumar e beber menos;
  • Alimentação mais saudável;
  • Socializar mais com amigos;
  • Dançar;
  • Fazer esportes;
  • Ir ao cinema;
  • Viajar;
  • Tirar férias;
  • Curtir a família.

Lembre-se: até Deus precisou descansar no sétimo dia !


Terapias Alternativas: Massagens, Yoga, Tai Chi Chuan, etc.

Treinamento Autógeno, várias formas de Psicoterapia individuais e de grupo, etc.

A Psicoterapia ajuda muito. Na maioria das vezes, só o fato de poder conversar com uma pessoa neutra e tecnicamente preparada já é suficiente para ajudar a organizar melhor os pensamentos e com isso administrar melhor os problemas.

Um bom condicionamento físico é sempre importante, ainda mais para quem está sujeito a ter somatizações. Além disso, ginástica libera Endorfinas, que são nossos Antidepressivos naturais e aumentam nosso bem estar. Portanto, coloque-se em forma.

Medicação. Pelo menos nos primeiro dias ela é importantíssima.

Ela bloqueia as descargas de Adrenalina, de modo que os sintomas físicos desaparecem. Com isso a pessoa tem mais liberdade para pensar em reorganizar a vida, pois não tem mais a preocupação com os sintomas. (que por si só eram mais um fator de sobrecarga).

Os tranqüilizantes por certos períodos são úteis. As pessoas tem medo de "tomar calmante e ficarem dependentes".

A imensa maioria da pessoas nem abusa nem fica dependente.

Em situações especiais é bem melhor tomar um tranqüilizante do que ter um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral.

Quando se instala um Depressão ela irá piorar o Stress e criar um círculo vicioso, portanto deve ser tratada.

Por ser um quadro clínico tão comum, o Stress é um dos distúrbios que as pessoas mais tratam através de auto-medicação, conselhos de amigos, "empurroterapia" (remédios quase sempre muito caros e que tem pouca utilidade, indicados por balconistas de farmácias). O resultado é a perpetuação do quadro, com graves problema para a saúde e também para a convivência familiar e profissional.

Não deixe de se tratar. Sua qualidade de vida só pode melhorar.



quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que comer antes, durante e depois dos treinos?

O que comer antes, durante e depois dos treinos?


A tabela de índice glicêmico é um bom guia para esta indagação, pois lista os alimentos que contém carboidratos pela velocidade com a qual elevam a taxa de açúcar no sangue.

Antes da corrida, prefira alimentos com baixo ou moderado índice glicêmico (I.G.), pois eles alcançam a corrente sangüínea de forma lenta e contínua. Desta forma, provêem energia durante prolongado período de tempo. Depois do treino escolha alimentos com alto I.G., pois fornecerão a energia rápida que você precisará para a recuperar-se do esforço.

A avaliação do índice é feita com porções de 50 g de carboidratos (200 calorias) como base: glicose = 100 I.G.


O que comer de acordo com o horário de treinamento?

A maioria dos atletas sabe que uma pequena refeição antes de correr pode ser benéfica (geralmente deve-se esperar de 1 a 2 horas para se exercitar). Mas O QUE comer depende muito de QUANDO você se exercita.

. Se você se exercita cedo pela manhã, um pedaço de fruta ou um copo de suco devem te dar energia suficiente para completar bem a corrida.

. Se treina no meio da manhã, coma um bom café da manhã.

. Se corre no horário de almoço, um bom café da manhã e uma refeição ligeira no meio da manhã (iogurte ou um pedaço de fruta).

. Para uma corrida no meio da tarde, seu café da manhã, refeição ligeira no meio da manhã e almoço lhe fornecerão energia suficiente para o exercício.

. Para treinos depois do trabalho, você não comeu nada depois do almoço mas não quer comprometer sua corrida, tente uma refeição com carboidratos e proteínas (ex: sanduíche leve e sem muita gordura) por volta de 16h00m.

Este são apenas guias genéricos. Você pode usar estas dicas para orientá-lo a encontrar o que funciona satisfatoriamente pois cada pessoa se adapta melhor a um tipo de refeição. Alguns alimentos, por exemplo, podem forçar o corredor a ter que procurar um banheiro no meio do treinamento. Se este for o seu caso, procure comer alimentos com menos fibras alimentares antes do treino.

E durante as corridas?

Atividades com duração acima de uma hora e meia fazem o seu corpo necessitar de algo mais do que somente água. Isotônicos fornecem não só energia, mas também vitaminas e minerais. São de vital importância para evitar a hiponatremia por terem sódio em sua fórmula. Outras opções para treinos acima de uma horas são os gels e barras.

A grande vantagem dos gels é a facilidade de carregá-los durante os treinos. Tipicamente eles tem entre 70-100 calorias, vitaminas e minerais. Procure por aqueles que tenham sódio e potássio na fórmula. Alguns contém "aditivos" para fornecer mais energia (como cafeína) que podem causar problemas aos corredores em treinos longos (ou competições). Tanto os gels como as barras devem ser ingeridos juntamente com água.

Em exercícios de longa duração, recomenda-se a ingestão de 30-60 gramas de carboidrato, o que eqüivale a 600-1200 ml de isotônicos ou 2-3 saches de gel.

Pesquisas da Australian Institute of sport mostraram que a ingestão de carboidratos durante atividades físicas de longa duração influenciam mais a performance do que o índice glicêmico dos carboidratos consumidos antes da atividade.

E depois?

Além de ingerir alimentos ricos em carboidratos, procure também por proteínas. Pesquisas mais recentes mostraram que a ingestão de proteínas após a atividade física, juntamente com carboidratos, acelera a recuperação do atleta.

Desta forma, um sanduíche (com pouca gordura e sem molhos) seria uma boa pedida logo após a corrida (ou outra refeição com carboidratos, de preferência com alto I.G., e proteína).

Para uma orientação mais específica procure uma nutricionista.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Alongamento e Dor Lombar

A coluna vertebral é constituída de 33 vértebras, cada vértebra sustenta o peso de todas as partes do corpo situadas acima dela. Sendo assim, as vértebras inferiores têm uma sobrecarga maior. A musculatura das costas é a que dá a força necessária para os movimentos, ajudando a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar de pé. Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé. Exercícios de fortalecimento dos músculos abdominais e dos paravertebrais são muito importantes para a boa manutenção da coluna.

Os músculos são feixes de células finas e alongadas que podem se contrair ou relaxar para mover os ossos. Com uma contração contínua, eles mantêm os ossos em certa posição. Se o indivíduo não estiver usando a cadeira para ajudá-lo a sustentar a coluna na posição normal, ou se não está mantendo uma postura correta, todo o peso do corpo recai sobre os músculos. Quando um músculo precisa manter uma contração por longo período de tempo, ele requer esforço extra que queima mais energia e cria mais produtos que o corpo precisa eliminar. Os produtos que devem ser eliminados são transportados pelo sistema circulatório, mas quando os músculos estão tensos, os vasos sanguíneos, dentro deles, se comprimem, o que embaraça a eliminação dos produtos tóxicos.

Sob tais circunstâncias, esses produtos, acumulam-se, mantendo a tensão muscular, além de irritar os nervos dentro e em volta do músculo. Se o músculo tenso estiver ligado à espinha, esta pode ser tracionada, criando instabilidade vertebral, deslocamento anormal da junta, pressão e irritação nervosa. Com o tempo, esse ciclo pode se tornar um fator importante para a dor nas costas.

Segundo René Cailliet, 2002, Como a região lombar inclina-se de maneira normal apenas aproximadamente 45 graus de flexão para a frente, o restante da inclinação para diante deve ocorrer na pelve. Para que a pelve possa rotar, os músculos de trás das coxas e das nádegas também devem ser flexíveis. Os músculos de trás das coxas e das nádegas, também chamados de jarretes, devem se alongar para permitir a rotação da pelve. Se os músculos dos jarretes estiverem muito tensos, a pelve não poderá rotar antes de realizar todo o movimento. O restante da inclinação deve ser imposta sobre a região lombar. Como coluna lombar só pode se inclinar aproximadamente 8 a 10 graus em cada unidade funcional, se a pelve ficar parada a meio caminho em sua rotação para a frente, cada unidade funcional precisa então se inclinar excessivamente. Os tecidos da região lombar, devem agora exceder os 8 a 10 graus de flexão normal. Sendo estendidos demais, provocam dor lombar.

Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento e exercícios para os músculos abdominais.

Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado. Portanto, não só o alongamento dos músculos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps crural) tem importância fundamental para evitar dores na região lombar, assim como para aliviar as tensões desta região, visto que, somente tendo a região posterior da coxa alongada, pode-se realizar movimento de flexão do tronco com segurança, pois, é necessário que a rotação de pelve aconteça para proteger a coluna lombar de lesões, mas também deve-se realizar alongamento para as outras regiões do corpo a fim de promover um relaxamento da musculatura, eliminando a tensão diária, pois esta contribui de forma bastante significativa para intensificar as dores nas costas.

Fonte: SOUZA,M.C.S., BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO PARA INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM HISTÓRICO DE DOR LOMBAR, Salvador - Ba, 2004.


segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CUIDADO COM AS ARTICULAÇÕES

CUIDADO COM AS ARTICULAÇÕES

Muitos indivíduos, quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas, o que faz com que, depois de alguns dias, não consigam mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo.

Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso em vários tipos de atividades colocam tensão significativa em suas articulações.

Muito desgaste pode causar danos e perda de osso e até função de uma articulação.

ESTRUTURA DE UMA ARTICULAÇÃO

· Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante ( LÍQUIDO SINOVIAL ) que age como uma 'almofada', esta bolsa pode sofrer uma inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.

· A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem chegar a ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.

· Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum ( não fisiológico ), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.

· O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar um ainflamção ( tendinite ).

COMO PREVENIR?

Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral, para minimizar saus chances de lesões, vai aí algumas dicas:

· aquecimento antes de qualquer treinamento
· mover as articulações com movimentos leves
· alongar a musculatura 20' após o treinamento deixando seu músculo iniciar um relaxamento
· não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento, a dor não
· procure sempre um acompanhamento de um profissional especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar ( médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista ).

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A Água e a Sua Saúde

O consumo diário da quantidade adequada de água é um direito que você deve exercer se você quer ter uma vida saudável por um longo tempo. De 65% e 75% do seu peso é água.
• A água ajuda na digestão, absorção e eliminação do alimento que você ingere;
• Regula a temperatura do seu corpo 24 horas por dia durante os 7 dias da semana;
• Lubrifica suas articulações e suas membranas;
• O sangue é o sistema de transporte de "combustível" do seu corpo e é composto de aproximadamente 90% de água;
• Secreções de seu organismo e sucos digestivos são quase que totalmente formados por água (o seu sistema digestivo produz aproximadamente 1,7 litros de saliva por dia!).
Por causa de tudo isso, sob condições normais, o seu organismo precisa de 2 a 3 litros de água por dia, para funcionar bem.
Essa quantidade de água também é afetada pelo seu tamanho, por aquilo que você come, pelo tipo de atividade que você executa diariamente e até mesmo pelas condições do tempo ! A lista abaixo mostra as formas com que o seu organismo perde água:
• Pela evaporação, transpiração e eliminação (urina, fezes) o seu organismo elimina diariamente 1,7 litros de água;
• Em dias quentes a transpiração é maior, então você precisa de mais água para ajudar a regular e manter a temperatura do seu organismo;
• Em dias frios, perde-se uma umidade extra durante a respiração;
• Para cada hora de atividade física que você pratica, são necessários de 1 a 3 copos de água extras.
A falta de água pode levar você a comer demais, seu cérebro pode confundí-lo.
Pode ser que quando você estiver "sentindo fome", o seu corpo na verdade esteja pedindo água.
Quanto menos água você beber, mais o seu organismo vai retê-la. Essa água retida estará rica em toxinas e favorecerá também o aparecimento da celulite.
Restabeleça seu equilíbrio hídrico !Você está Desidratado ? O seu corpo, está precisando de água ? Como você pode saber ? Confira:
.Dores de Cabeça.Uma função principal da água é transportar as toxinas para fora do organismo. O seu cérebro é composto de 75% de água, então até mesmo uma pequena desidratação pode provocar dores de cabeça;
.Baixa Concentração/Fadiga.Se o seu organismo estiver sobrecarregado de toxinas e não houver água suficiente para transportá-las para fora, você sentirá menos energia enquanto o seu organismo luta contra as toxinas;
.Prisão de ventre.A água melhora o processo de eliminação, por isso beber o fluido adequado ajuda o trânsito e a regularidade;
.Urina escura.Os rins filtram produtos do sangue. Aproximadamente 180 litros de água são “reciclados” pelos rins diariamente ! Esse processo depende de uma reposição adequada, e sem ela a eliminação de urina é diminuída, a concentração de toxinas fica maior, resultando em uma urina mais escura;
.Língua Pilosa/Mau Hálito.Se não houver circulação de fluido suficiente pela boca, para eliminar as partículas de alimentos, surgirão bactérias na garganta, na boca e na língua como um filme ou uma película branca;
. Cãibras Musculares.Isso acontece quando não há passagem de oxigênio suficiente pelos músculos via corrente sangüínea em decorrência da falta de água e conseqüênte má circulação do sangue no organismo;
.Pele ressecada e sem vida.Se não houver água suficiente no organismo para hidratar a pele, ela perde elasticidade, maciez, tônus. Faça um teste puxando a pele das costas de sua mão, ela deve voltar instantaneamente;
. Olheiras podem ser sinais de desidratação.Tome uma atitude agora e escolha a sua fonte com sabedoria.
Alguns líqüidos atrapalham a hidratação.
A cafeína produz uma saída rápida da água de nosso organismo e líquidos que contém essa substância não são a melhor opção.
É preciso cuidado com os sucos de fruta também. A fruta é sem dúvida muito mais saudável se comida inteira, em sua forma rica em nutrientes e fibras. Polpas e sucos concentrados são normalmente saturados de açúcar ou contém adoçantes artificiais – confira os rótulos. Dilua com água para reduzir a quantidade de açúcar.
Bebidas alcoólicas também desidratam o organismo. Diga adeus aos refrigerantes ricos em calorias e açúcares.
Alimentos como provedores de água.Pense em uma uva em sua forma desidratada – uma passa – a diferença de tamanho mostra a quantidade original de água. Todos os alimentos contêm água em graus variados, mas muitos dos alimentos que comemos têm pouca quantidade de água, ou a água é perdida durante o processamento ou o preparo do alimento.Frutas frescas e vegetais têm uma alta quantidade de água; se você comer uma grande quantidade de frutas e vegetais diariamente, de forma regular, você pode conseguir até um litro de água. A água obtida de frutas e vegetais também fornecem uma rica e saudável mistura de nutrientes de fácil absorção.
Seu objetivo deve ser beber água durante o dia todo. Evite tomar muita água de uma vez só, ou muito depressa, porque ela passará por você sem muitos benefícios. Nos primeiros dias você vai se submeter a idas mais freqüentes ao banheiro, porque o seu organismo não está acostumado a ser tão bem hidratado, e precisa de tempo para se adaptar. Você também vai começar a notar uma redução no peso e uma diminuição de centímetros, já que as reservas de água do seu corpo se tornarão desnecessárias, e gradualmente vão liberar seu estoque armazenado!
Eis aqui como você pode controlar seu hábito durante o dia:
.O seu organismo perde água enquanto você está dormindo, portanto ao acordar, beba um copo grande de água sem gelo. Experimente com uma fatia de limão: Fornece sais minerais e também dá sabor à água;
.Diminua o café;
.O ideal é ingerir um copo d'água a cada hora que se estiver acordado.Mantenha com você uma garrafa de dois litros de água, em seu trabalho, por exemplo. Isso vai te ajudar a controlar a quantidade de água que você consome diariamente;
.Antes de dormir beba seu último copo de água. Lembre que você vai ficar de 7 a 8 horas sem ingerir nenhum líquido;
.Hidrate o organismo antes de praticar esportes. O consumo de carboidratos antes da prática esportiva também auxilia seu organismo a reter água para uso durante os esportes, porque cada unidade de carboidrato guardada como glicogênio também retém três unidades de água, que são liberadas conforme o glicogênio é liberado, para dar energia aos músculos.
Crie o Hábito de Beber Água para Ter uma Vida Saudável e você vai sentir a diferença.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO?


Sentir-se bem, ter uma boa aparência e trabalhar melhor - todos esses benefícios podem ajudá-lo a apreciar sua vida de forma mais intensa, completa e feliz.


Esses são os benefícios geralmente experimentados por pessoas que se exercitam regularmente:
SINTA-SE MELHOR!

- Obtenha mais energia

- Enfrente o estresse com mais facilidade

- Aumente a resistência à fadiga

- Controle melhor a ansiedade e a depressão

- Relaxe e sinta-se menos tenso

- Aumente sua habilidade de dormir profunda e rapidamente

- Tenha uma atividade que possa compartilhar com amigos ou com a família, ou que seja uma oportunidade para encontrar novos amigos


MELHORE SUA APARÊNCIA!

· Tonifique seus músculos

· Queime calorias para ajudar a perder aqueles quilos a mais

· Mantenha-se em seu peso atual

· Controle seu apetite com a ajuda do exercício


TRABALHE MELHOR!

· Contribua para aumentar a produtividade no trabalho

· Aumente sua capacidade para o trabalho físico

· Acumule estamina para outras atividades físicas

· Aumente a força muscular

· Ajude seu coração e pulmões a trabalharem de forma mais eficiente


ENCAIXE A ATIVIDADE DENTRO DE SEU HORÁRIO!

Você pode se exercitar de manhã, à tarde ou à noite! Para que o tempo não seja um impedimento para a realização de seu programa de exercícios, considere alterar os horários de suas atividades cotidianas.


Organize seus exercícios como uma parte regular de suas atividades gerais. Lembre-se de que as sessões de exercício podem ser distribuídas ao longo da semana e não precisam demorar mais que 30 ou 60 minutos de cada vez.