
Toda flexão abdominal fortalece a musculatura abdominal. Mas para que não comprometam a coluna e o pescoço, os abdominais precisam ser executados na posição correta.
Para conseguirmos um melhor resultado, devemos apostar no exercício mais simples:
Em decúbito dorsal (barriga para cima), com os joelhos flexionados, solas dos pés no chão e mãos apoiadas levemente atrás da cabeça, suba o tronco até a altura de 45 graus e desça devagar sem voltar a tocar os ombros no chão. Lembre-se de manter os pés sempre apoiados no solo, os cotovelos abertos e o queixo apontado para o teto e de não balançar a cabeça. E o mais importante: as mãos atrás da cabeça servem somente como apoio, não force o pescoço para frente. Se fizer isso, você estará sobrecarregando sua coluna.
O número de repetições varia de pessoa para pessoa. Comece com 10-20 repetições e procure se concentrar no movimento. Sinta a contração dos músculos abdominais, principalmente abaixo do umbigo, e evite deixar o pescoço tenso.
Quando sentir que o exercício está fácil de realizar, vá aumentando o número de séries, como, por exemplo, 3 x 10 repetições (descanse entre as séries). Pessoas mais treinadas executam mais séries e outras formas de abdominais.
O descanso da musculatura abdominal é muito importante. É interessante dar até 48 horas de descanso antes de voltar a exercitá-la. Assim, ela se recupera do esforço e se fortalece mais rápido. Isso ocorre porque, quando você está descansado, a execução do exercício é mais correta e, conseqüentemente, o fortalecimento dessa região é mais rápido. O mesmo acontece com outros grupos musculares. Se você quer se exercitar todos os dias, intercale os abdominais com exercícios aeróbicos para diminuir a camada de gordura no abdômen.
Se você fortalecer os músculos abdominais, terá menos risco de sentir dores nas costas. Isso acontece porque esses músculos estão diretamente relacionados com a postura. Quando eles estão flácidos, a tendência é que a sua postura fique errada, caindo para frente, principalmente os ombros, que recebem uma sobrecarga excessiva, causando um estresse na coluna. Por isso, o recomendado para se evitar as dores nas costas é fortalecer os músculos do abdômen e os da região lombar.
CONCLUSÃO
Para conseguir um abdômen "sarado", você vai precisar treinar no mínimo três vezes por semana. O resultado vai depender da sua carga genética. Existem pessoas que treinam muito, mas não conseguem deixar o abdômen bem "definido" porque herdaram uma predisposição à obesidade e, por mais que tentem, não vão conseguir perder a camada de gordura nessa região. Mas isso não quer dizer que não conseguirão ter um abdômen forte e hipertrofiado.
Fonte desconhecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário