Atividades físicas são sempre indicadas para manter uma vida saudável. Quando realizadas de maneira prazerosa, visando, além do lúdico o estético, e a busca de uma melhor qualidade de vida, os resultados costumam ser ótimos. Assim, é fundamental que os exercícios praticados sejam regulares.
É necessário, portanto, que o aluno de musculação esteja atento a importância não só de executar os exercícios o mais corretamente possível, como também de ter o acompanhamento permanente dos professores durante todo o seu treinamento.
É importante lembrar que se o indivíduo interessado em fazer musculação que tiver história familiar de doenças vasculares ou possuir alguns vasos varicosos, deverá tomar um cuidado redobrado. Neste caso, recomenda-se uma avaliação médica vascular prévia com um Angiologista experiente, que indicara a melhor prática física de acordo com suas reais condições de saúde vascular. Somente a partir de um diagnóstico e a orientação médica adequada , estará assegurado que os exercícios executados (com ou sem sobrecarga) não provocarão o surgimento ou o agravamento do seu quadro varicoso.
Tenho orientado a meus pacientes, portadores de varizes de pequeno calibre e que não apresentam insuficiência vascular profunda importante que, ao optarem por exercícios de musculação, utilizem menos carga e executem um número maior de repetições, ou seja, usem uma quantidade menor de pesos compensada por um maior número de repetição dos exercícios.
Isto poderá não favorecer uma hipertrofia muscular em curto prazo, desejada por muitos, mas com certeza, não provocará o agravamento ou o surgimento de varizes.
Fonte: Dr. Edson A. Neves
Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração.
Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga na sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Uma respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdômen. Muitas pessoas não soltam o ar durante a contração abdominal. Desse modo o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. (Ari Elwing)
Nenhum comentário:
Postar um comentário