Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Corra da preguiça

Praticar atividades físicas não é apenas uma questão de vaidade ou prazer, mas também de saúdeA preguiça faz mal a sua saúde!!!Infelizmente, os números evidenciam que muitas pessoas se rendem a este mal. Apenas 2% da humanidade praticam regularmente atividade física.Não canso de repetir que nosso corpo pede movimento para funcionar regularmente.Por que não aprendemos desde cedo a gostar de Atividade Física, como parte dos nosso ritual diário?Mais do que ninguém, eu gostaria que realmente a preguiça das pessoas fosse um equívoco e que não tivesse eco na nossa realidade.Aprendemos muito pouco sobre o nosso corpo, tivemos raríssimos contatos com atividade física nas aulas de Educação física, que pelo modelo do passado tiveram muito mais o papel de “deseducar” e de desestimular o gosto pelo movimento, pois eram impostas, chatas , privilegiando “inconscientemente” uma minoria que tinha talento para o Esporte.Corra…Está provado que ser ativo reduz o risco de infarto, derrame cerebral e diabetes, além de fortalecer músculos e articulações. Para completar, o exercício físico aumenta a produção de serotonina e outras substâncias que influenciam no funcionamento do cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e fornecendo estímulo para enfrentar com mais disposição as atividades do dia-a-dia.Querendo ou não, gostando ou não, quando a saúde se fragiliza, em qualquer área do nosso corpo, a recomendação médica hoje é unânime: junto com a prescrição médica, vem o remédio complementar : fazer atividade física. E agora, como alternativa para recuperar a saúde, em muitos casos, como única saída para manter a vida.O Corpo, quando recebe o que precisa, devolve em dobro energia, saúde, disposição.Até 30 anos, o corpo se auto-regula. Depois, ele começa a dar sinais de que precisa receber seu combustível natural: movimento e atividade física.Comece agora. Você pode e merece............

domingo, 18 de julho de 2010

TORNE-SE MAIS ATIVO DURANTE O DIA!

Aproveite qualquer oportunidade para se levantar e se mexer:

Use as escadas ao se movimentar num edifício, e não o elevador. Comece com um lance de escadas apenas e gradualmente aumente a dose;

Estacione alguns quarteirões longe de seu escritório/loja e caminhe o resto do percurso. Ou se você usa transporte público, desça um ponto ou dois antes e caminhe dois quarteirões;

Faça uma interrupção para se exercitar durante o expediente - levante-se, alongue-se, caminhe um pouco e dê aos seus músculos e mente uma oportunidade para relaxar;

Ao invés de comer aquele lanche extra, dê um passeio em sua vizinhança;

Se você tem uma família, encorage-os a tomar parte em um programa de exercícios e atividades recreacionais que podem ser compartilhadas com você, ou ser desempenhadas por conta deles mesmos. É melhor construir hábitos saudáveis em seus filhos enquanto são jovens. Quando os pais são ativos, as crianças tendem a ser ativas e a permanecer ativas depois que se tornam adultas.
Fonte desconhecida.

domingo, 11 de julho de 2010

Treinamento de força

Para se obter um ganho maior de força e massa muscular o que vale é efetuar as repetições do exercício sem tanta rapidez.

Há dados realmente interessantes sobre variação na velocidade com que se executam os exercícios de musculação e sua influência no ganho de força e de massa muscular. Não é só a carga a responsável por esse tipo de mudança.

Dois grupos de 71 indivíduos foram submetidos a 60 dias de treinamento de força. O trabalho tinha características idênticas, exceto a velocidade do movimento. Ambos realizaram uma série de exercícios para cada grupo principal de músculos.

O primeiro grupo, formado por 39 pessoas, executava dez repetições à velocidade de 7 segundos por repetição. Cada participante levava 2 segundos para elevar a carga, 1 segundo para pausa e 4 segundos para voltar a posição inicial.

O outro conjunto, com 35 pessoas, executou cinco repetições por série gastando 14 segundos por repetição. Sendo que levava-se 10 segundos para elevar a carga e 4 segundos para voltar a posição inicial).

O grupo de execução mais lenta ganhou mais força e massa muscular do que o de velocidade regular. Verificou-se que o ganho de força muscular foi de 34% e de 44% na massa muscular.

Fonte: Daniel Navarro - Fitness Brasil

domingo, 4 de julho de 2010

FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CORONARIANA

FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CORONARIANA (ACSM 1998a)


1 - IDADE: Homem acima de 45 anos ou mulher acima de 55 anos?

( )SIM ( )NÃO

2 - COLESTEROL - Acima de 240 mg/l ou desconhecida (não sabe) ?

( )SIM ( )NÃO

3 - PRESSÃO ARTERIAL -Acima de 140/90 mmgHg , desconhecida ou usa medicamento para a pressão?

( )SIM ( )NÃO

4 - TABAGISMO - fuma?

( )SIM ( )NÃO

5 - DIABETES - Tem diabetes de qualquer tipo?

( )SIM ( )NÃO

6 - HISTÓRIA FAMILIAR DE ATAQUE CARDÍACO - Pai ou irmão antes de 55 anos ou Mãe ou irmã antes dos 65 anos?

( )SIM ( )NÃO

7 - SEDENTARISMO - Atividade profissional sedentária e menos de 30 minutos de atividade física pelo menos 3 vezes por semana?

( )SIM ( )NÃO

8. OBESIDADE - mais de 10 kg de excesso de peso?

( )SIM ( )NÃO



Cada Sim corresponde a 1 Fator de Risco, portanto, some e saiba se deve procurar seu médico antes de qualquer atividade física ou teste de Avaliação Física.

Fonte: ACSM