Pesquisar este blog
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
O que comer antes, durante e depois dos treinos?
A tabela de índice glicêmico é um bom guia para esta indagação, pois lista os alimentos que contém carboidratos pela velocidade com a qual elevam a taxa de açúcar no sangue.
Antes da corrida, prefira alimentos com baixo ou moderado índice glicêmico (I.G.), pois eles alcançam a corrente sangüínea de forma lenta e contínua. Desta forma, provêem energia durante prolongado período de tempo. Depois do treino escolha alimentos com alto I.G., pois fornecerão a energia rápida que você precisará para a recuperar-se do esforço.
A avaliação do índice é feita com porções de 50 g de carboidratos (200 calorias) como base: glicose = 100 I.G.
O que comer de acordo com o horário de treinamento?
A maioria dos atletas sabe que uma pequena refeição antes de correr pode ser benéfica (geralmente deve-se esperar de 1 a 2 horas para se exercitar). Mas O QUE comer depende muito de QUANDO você se exercita.
. Se você se exercita cedo pela manhã, um pedaço de fruta ou um copo de suco devem te dar energia suficiente para completar bem a corrida.
. Se treina no meio da manhã, coma um bom café da manhã.
. Se corre no horário de almoço, um bom café da manhã e uma refeição ligeira no meio da manhã (iogurte ou um pedaço de fruta).
. Para uma corrida no meio da tarde, seu café da manhã, refeição ligeira no meio da manhã e almoço lhe fornecerão energia suficiente para o exercício.
. Para treinos depois do trabalho, você não comeu nada depois do almoço mas não quer comprometer sua corrida, tente uma refeição com carboidratos e proteínas (ex: sanduíche leve e sem muita gordura) por volta de 16h00m.
Este são apenas guias genéricos. Você pode usar estas dicas para orientá-lo a encontrar o que funciona satisfatoriamente pois cada pessoa se adapta melhor a um tipo de refeição. Alguns alimentos, por exemplo, podem forçar o corredor a ter que procurar um banheiro no meio do treinamento. Se este for o seu caso, procure comer alimentos com menos fibras alimentares antes do treino.
E durante as corridas?
Atividades com duração acima de uma hora e meia fazem o seu corpo necessitar de algo mais do que somente água. Isotônicos fornecem não só energia, mas também vitaminas e minerais. São de vital importância para evitar a hiponatremia por terem sódio em sua fórmula. Outras opções para treinos acima de uma horas são os gels e barras.
A grande vantagem dos gels é a facilidade de carregá-los durante os treinos. Tipicamente eles tem entre 70-100 calorias, vitaminas e minerais. Procure por aqueles que tenham sódio e potássio na fórmula. Alguns contém "aditivos" para fornecer mais energia (como cafeína) que podem causar problemas aos corredores em treinos longos (ou competições). Tanto os gels como as barras devem ser ingeridos juntamente com água.
Em exercícios de longa duração, recomenda-se a ingestão de 30-60 gramas de carboidrato, o que eqüivale a 600-1200 ml de isotônicos ou 2-3 saches de gel.
Pesquisas da Australian Institute of sport mostraram que a ingestão de carboidratos durante atividades físicas de longa duração influenciam mais a performance do que o índice glicêmico dos carboidratos consumidos antes da atividade.
E depois?
Além de ingerir alimentos ricos em carboidratos, procure também por proteínas. Pesquisas mais recentes mostraram que a ingestão de proteínas após a atividade física, juntamente com carboidratos, acelera a recuperação do atleta.
Desta forma, um sanduíche (com pouca gordura e sem molhos) seria uma boa pedida logo após a corrida (ou outra refeição com carboidratos, de preferência com alto I.G., e proteína).
Para uma orientação mais específica procure uma nutricionista.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Alongamento e Dor Lombar
Os músculos são feixes de células finas e alongadas que podem se contrair ou relaxar para mover os ossos. Com uma contração contínua, eles mantêm os ossos em certa posição. Se o indivíduo não estiver usando a cadeira para ajudá-lo a sustentar a coluna na posição normal, ou se não está mantendo uma postura correta, todo o peso do corpo recai sobre os músculos. Quando um músculo precisa manter uma contração por longo período de tempo, ele requer esforço extra que queima mais energia e cria mais produtos que o corpo precisa eliminar. Os produtos que devem ser eliminados são transportados pelo sistema circulatório, mas quando os músculos estão tensos, os vasos sanguíneos, dentro deles, se comprimem, o que embaraça a eliminação dos produtos tóxicos.
Sob tais circunstâncias, esses produtos, acumulam-se, mantendo a tensão muscular, além de irritar os nervos dentro e em volta do músculo. Se o músculo tenso estiver ligado à espinha, esta pode ser tracionada, criando instabilidade vertebral, deslocamento anormal da junta, pressão e irritação nervosa. Com o tempo, esse ciclo pode se tornar um fator importante para a dor nas costas.
Segundo René Cailliet, 2002, Como a região lombar inclina-se de maneira normal apenas aproximadamente 45 graus de flexão para a frente, o restante da inclinação para diante deve ocorrer na pelve. Para que a pelve possa rotar, os músculos de trás das coxas e das nádegas também devem ser flexíveis. Os músculos de trás das coxas e das nádegas, também chamados de jarretes, devem se alongar para permitir a rotação da pelve. Se os músculos dos jarretes estiverem muito tensos, a pelve não poderá rotar antes de realizar todo o movimento. O restante da inclinação deve ser imposta sobre a região lombar. Como coluna lombar só pode se inclinar aproximadamente 8 a 10 graus em cada unidade funcional, se a pelve ficar parada a meio caminho em sua rotação para a frente, cada unidade funcional precisa então se inclinar excessivamente. Os tecidos da região lombar, devem agora exceder os 8 a 10 graus de flexão normal. Sendo estendidos demais, provocam dor lombar.
Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento e exercícios para os músculos abdominais.
Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado. Portanto, não só o alongamento dos músculos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps crural) tem importância fundamental para evitar dores na região lombar, assim como para aliviar as tensões desta região, visto que, somente tendo a região posterior da coxa alongada, pode-se realizar movimento de flexão do tronco com segurança, pois, é necessário que a rotação de pelve aconteça para proteger a coluna lombar de lesões, mas também deve-se realizar alongamento para as outras regiões do corpo a fim de promover um relaxamento da musculatura, eliminando a tensão diária, pois esta contribui de forma bastante significativa para intensificar as dores nas costas.
Fonte: SOUZA,M.C.S., BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO PARA INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM HISTÓRICO DE DOR LOMBAR, Salvador - Ba, 2004.
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
CUIDADO COM AS ARTICULAÇÕES
Muitos indivíduos, quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas, o que faz com que, depois de alguns dias, não consigam mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo.
Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso em vários tipos de atividades colocam tensão significativa em suas articulações.
Muito desgaste pode causar danos e perda de osso e até função de uma articulação.
ESTRUTURA DE UMA ARTICULAÇÃO
· Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante ( LÍQUIDO SINOVIAL ) que age como uma 'almofada', esta bolsa pode sofrer uma inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou uma irritação causada por um dano a um tendão e/ou ligamento.
· A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem chegar a ficar muito gasta haverá um contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea, entre outras.
· Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum ( não fisiológico ), gradualmente a movimentos repetitivos, fraqueza muscular.
· O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar um ainflamção ( tendinite ).
COMO PREVENIR?
Os métodos de treinamento e estilo de vida podem afetar seu corpo em geral, para minimizar saus chances de lesões, vai aí algumas dicas:
· aquecimento antes de qualquer treinamento
· mover as articulações com movimentos leves
· alongar a musculatura 20' após o treinamento deixando seu músculo iniciar um relaxamento
· não ignore a dor, a fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento, a dor não
· procure sempre um acompanhamento de um profissional especializado, se necessário tenha ajuda de uma equipe multidisciplinar ( médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista ).
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
O consumo diário da quantidade adequada de água é um direito que você deve exercer se você quer ter uma vida saudável por um longo tempo. De 65% e 75% do seu peso é água.
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO?
Sentir-se bem, ter uma boa aparência e trabalhar melhor - todos esses benefícios podem ajudá-lo a apreciar sua vida de forma mais intensa, completa e feliz.
Esses são os benefícios geralmente experimentados por pessoas que se exercitam regularmente:
SINTA-SE MELHOR!
- Obtenha mais energia
- Enfrente o estresse com mais facilidade
- Aumente a resistência à fadiga
- Controle melhor a ansiedade e a depressão
- Relaxe e sinta-se menos tenso
- Aumente sua habilidade de dormir profunda e rapidamente
- Tenha uma atividade que possa compartilhar com amigos ou com a família, ou que seja uma oportunidade para encontrar novos amigos
MELHORE SUA APARÊNCIA!
· Tonifique seus músculos
· Queime calorias para ajudar a perder aqueles quilos a mais
· Mantenha-se em seu peso atual
· Controle seu apetite com a ajuda do exercício
TRABALHE MELHOR!
· Contribua para aumentar a produtividade no trabalho
· Aumente sua capacidade para o trabalho físico
· Acumule estamina para outras atividades físicas
· Aumente a força muscular
· Ajude seu coração e pulmões a trabalharem de forma mais eficiente
ENCAIXE A ATIVIDADE DENTRO DE SEU HORÁRIO!
Você pode se exercitar de manhã, à tarde ou à noite! Para que o tempo não seja um impedimento para a realização de seu programa de exercícios, considere alterar os horários de suas atividades cotidianas.
Organize seus exercícios como uma parte regular de suas atividades gerais. Lembre-se de que as sessões de exercício podem ser distribuídas ao longo da semana e não precisam demorar mais que 30 ou 60 minutos de cada vez.