Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

BIODANÇA

BIODANZA ou BIODANÇA (como falamos) é uma prática terapêutica de desenvolvimento humano, orientada para aflorar os potenciais humanos necessários a uma vida plena, saudável, sensível e criativa. Através da dança, do contato e da comunicação em grupo, amplia a consciência de si mesmo, propiciando a elevação da auto-estima.
Não é preciso saber dançar, pois, nas sessões de Biodanza, a dança acontece na linguagem dos gestos onde os movimentos são expressões dos sentimentos e emoções de cada um. Por isto a dança é única e permite que você se expresse de forma integral, sem julgamentos por conceitos como certo/ errado, feio/bonito, bom/ruim. A proposta é dançar a sua dança, aumentando o contato consigo, com o outro e com a totalidade.
Praticada em grupos semanais, usa a música e a dança para criar estímulos adequados para que os participantes possam utilizar melhor os cinco canais de expressão da emoção: a criatividade, a vitalidade, a afetividade, a sexualidade e a transcendência. Podendo conectar-se com a alegria, a coragem de viver e a capacidade de amar.
É comum privilegiarmos o conhecimento intelectual e a racionalidade em detrimento das nossas emoções e sentimentos, com isto, perdemos o vínculo com a natureza humana deixando de ouvir o próprio coração e o coração dos demais. O interesse da Biodanza consiste em priorizar a experiência corporal e a sensibilidade, a fim de proporcionar uma integração intra-psíquica, onde sentimento, ação e razão possam andar juntos.
Que qualidade pode ter uma vida, sem contato com os ritmos naturais e orgânicos? Que qualidade pode ter o nosso agir, tão veloz e frenético, distanciado do autêntico sentir? Onde ficou a sensibilidade que nos diz quando precisamos de repouso ou de mais agilidade nos movimentos, ou então, quando temos necessidade de calor e de contato humano? A Biodanza pode dar uma contribuição importante ao romper as barreiras que construímos em torno de nós mesmos e abrir o dique das demandas emocionais reprimidas permitindo uma fluidez mais natural e saudável da vida como um todo. 

Benefícios

 Aumenta energia vital e disposição para ação
 Ativa e desbloqueia a criatividade
 Intensifica a expressão da afetividade
 Desenvolve abertura para o prazer
 Incentiva a autonomia e responsabilidade
 Aumenta a capacidade para escolher e tomar decisões
 Fortalece a identidade
 Melhora a qualidade das relações interpessoais
 Aumenta a alegria e coragem de viver
 Reforça auto-estima
 Reduz o stress





Resolvi postar aqui no blog sobre biodança por que apesar de ser considerada uma técnica terapêutica e não um exercício físico, a técnica utiliza a dança, o movimento como método e tem pouco material publicado na área fitness. 
A biodança desbloqueia os traumas, as memórias que guardamos no corpo. A nossa mente guarda as memórias através de imagens, mas as nossas emoções estão registradas no nosso corpo. Se existe algum trauma não resolvido, a biodança ajuda a liberar esse trauma, através da dança. 
A dança também é responsável por nos propiciar a sensação de nos sentirmos bem em nosso próprio corpo. Quando dançamos sentimos prazer em ser quem somos. 
Então, se além de praticar atividade física, você quiser melhorar a sua auto-estima, auto-estima verdadeira, amor-próprio, auto-respeito, a biodança poderá auxíliá-lo certamente.

Nenhum comentário: