A palavra yoga deriva do radical sânscrito yuj , que quer dizer fusão ou união. O propósito de toda yoga é juntar o homem, o mortal, o infinito, a luz, a verdade, a consciência universal, Deus, ou o nome com que se prefira designar o ente supremo. O yoga é como se diz na índia o matrimônio do espírito com a matéria. (Indra Devi,1962) .
Definimos o yoga como muito mais que uma ginástica para manter a saúde, apesar dos efeitos benéficos do yoga sobre o psiquismo de indivíduos que levam uma vida sedentária, submetidos a tantas tensões nervosas, podemos dizer que é uma ciência da união, da interação humana.
Todas as espécies de yoga têm o mesmo fim. O que determina e qualifica as diferentes técnicas não é o seu objetivo, mas seus meios, os instrumentos e mecanismos que empregam, de maneira predominante, caracterizando cada uma de suas escolas. As principais classes ou sistemas do yoga podem servir a diferentes tipos de pessoas, daseguinte maneira:
1. O mais disposto fisicamente se sentirá atraído para o HATHA- yoga, que utiliza o domínio externo e interno do corpo como ponto de partida e como meio para chegar à sua integração. Ela proporciona ao corpo o vigor e a força necessários para se poder suportar as dificuldades impostas pelos estágios mais avançados do treinamento.
2. O de talento meditativo tirará muitos benefícios do RAJA-yoga, que utiliza o domínio interno dos mecanismos da atividade mental, é a mais alta forma, a yoga da consciência, é iniciada com a prática da Hatha yoga .
3.O que se preocupa com a ética, procurará o KARMA-yoga, que emprega a atividade externa, a vida ativa, com renúncia progressiva ao objeto da ação, é atingida com o trabalho e com a ação;
4. O tipo emocional deve provavelmente sentir-se atraído pelo BHAKTI-yoga, que é a prática do amor e devoção a Deus, a serviço do próximo, atinge-se pela devoção e desprendimento;
5. O de espírito intelectual e filosófico identificar-se-á com o JNANA-yoga, que emprega o discernimento e conhecimento abstrato, atinge-se através do estudo e sabedoria;
6. Aquele que se identifica com os sons internos e externos tenderá para o MANTRA-yoga, que usa o domínio do som, e a aplicação do ritmo a determinadas combinações de sons, atinge-se através de invocações e sons .
7. O ser voltado para o domínio das energias sutis, com certeza, será encaminhado para a prática do TANTRA-yoga, que emprega o exercício as energias psíquicas e fisiológicas.
Todas estas formas de yoga tiveram destaque na espiritualidade indiana.
" Infinita energia está à disposição do homem se ele souber como despertá-la; fazê-lo é parte da ciência do yoga." Adams Back
5 Pontos Principais do yoga
Existem centenas ou mais técnicas de yoga mas com o objetivo de simplificar Swami Vishnu-devananda resumiu a ciência yoga em 5 princípios fáceis de entender e adaptar na vida diária:
* Exercitar-se adequadamente;
* Controle da respiração;
* Relaxamento ;
* Dieta alimentar;
* Meditação.
Diferença entre o yoga e a Ginástica
As asanas yogas são uma arte aplicada à anatomia do corpo como um todo, ao passo que as outras ginásticas são uma forma de desenvolver o corpo em si. A meta do yoga não é superficial direcionada somente ao desenvolvimento corporal. As posturas procuram normalizar as funções de todo o organismo, regularizando o processo respiratório, metabólico, circulatório, digestivo e eliminatório. Agem sobre todo o sistema glandular e orgânico, assim como sobre os nervos e o cérebro. Isto é conseguido fazendo-se respiração profunda durante as diferentes posturas. Cada uma delas tem determinado efeito sobre o comportamento do organismo. Dessa maneira, o yoga se faz sentir de forma física, mental e espiritual. Praticando-a, sentimos um despertar de forças que nós ignoramos possuir. Através desses exercícios, muitos dos quais copiam os movimentos de animais, as capacidades físicas são aumentadas, gozando-se uma sensação de equilíbrio e vitalidade. No yoga, o relaxamento é ensinado como arte, a respiração como ciência e o controle mental do corpo como um meio de harmonizá-lo com a mente e o espírito.

