Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Tai Chi Chuan



Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa "nei chia" (interna), a qual é conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade aclamados por seus praticantes e por alguns estudos médicos recentes. Tai Chi Chuan também é conhecido como uma arte marcial de estilo suave, aplicada como relaxamento mais completo possível da musculatura, distinguindo-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, as quais usam um grau de tensão nos músculos. 

Tai Chi Chuan é mais conhecida pelas rotinas de movimentos lentos que os grupos praticam todas as manhãs em parques da China e por todo o mundo. Nas aulas de Tai Chi Chuan a pessoa é ensinada a ter consciência do seu próprio equilíbrio, e o que o afeta, e a apreciar os valores práticos da sua habilidade de moderar os extremos do comportamento e atitude em nível mental e físico, e como isso se aplica aos princípios de auto-defesa.

Ainda que seus praticantes o considerem um estilo primário de arte marcial, Tai Chi Chuan também é chamada de uma arte de meditação em movimento. A teoria e prática do Tai Chi Chuan também são formuladas de acordo com muitos princípios da medicina tradicional chinesa. Além dos benefícios gerais para a saúde e controle do estresse atribuídos ao nível inicial e intermediário do treinamento do Tai Chi Chuan, muitas práticas terapêuticas na linha da medicina tradicional chinesa são ensinadas aos estudantes avançados de Tai Chi Chuan nas escolas tradicionais.

Tai Chi Chuan como treinamento físico é caracterizado pelo requerimento de usar a influência pelas articulações baseada na coordenação em relaxamento ao invés de tensão muscular para neutralizar ou iniciar ataques físicos. O trabalho lento e repetitivo envolvido no processo poderia suavemente aumentar e abrir a circulação interna (respiração, calor corporal, sangue, etc). Os proponentes dizem que essa melhora transforma-se num efeito duradouro, uma reversão direta dos efeitos físicos do estresse no corpo humano. Essa reversão permite que muita mais energia nativa dos estudantes esteja disponível, a qual pode se aplicada mais efetivamente para o resto de suas vidas, famílias, carreiras, etc.

O estudo do Tai Chi Chuan envolve três assuntos primários:

* Saúde - uma pessoa não-saudável, ou desconfortável de alguma outra forma, achará difícil meditar a um estado de calma ou usar Tai Chi Chuan como uma arte marcial. Desta forma, o treinamento Tai Chi Chuan para a saúde concentra-se em aliviar os efeitos físicos estresse no corpo e mente.

* Meditação - o foco na meditação, e subseqüente tranqüilidade, cultivado no aspecto meditativo do Tai Chi Chuan é visto como necessário para manter uma saúde ótima (no sentido de manter efetivamente o alívio do estresse ou homeostase) e usá-lo como uma arte marcial de estilo suave.

* Arte marcial - a habilidade de usar o Tai Chi Chuan competentemente como uma are marcial é dito ser prova que os aspectos de saúde e meditação estão atuando de acordo com a teoria do Tai Chi Chuan.



Muita gente que pratica atividade física acredita que para ficar em forma é necessário suar. O nosso organismo é sábio. Ao estar em harmonia, ele elimina o que não precisa. Não é necessário atividades extenuantes para 'ficar em forma'. Ao harmonizar o organismo, automaticamente, o indivíduo começa a selecionar melhor os alimentos que consumirá e até a reduzir seu apetite. Para um corpo sã é necessário primeiro uma mente sã.

domingo, 3 de abril de 2011

A Dança é uma Atividade Física

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Benefícios:
Desenvolve os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo; 
Estimula o trabalho das funções psicomotoras, tais como: esquema e imagem corporal, tônus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal; praxia global e fina, ritmo e relaxamento;
Desenvolve as possibilidades musicais e rítmicas;
Auxilia no contato com os fatores do movimento (espaço, tempo e intensidade);
Desenvolve a expressividade corporal e dramatização;
Previne deficiências físicas e posturais;
Auxilia na percepção visual e auditiva;
Socializa, possibilitando conviver harmoniosamente em grupo;
Amplia a linguagem corporal do aluno e a capacidade motora;
Desenvolve a criatividade como elemento de auto-expressão;
Conduz o aluno a aguçar o gosto pela arte;
Proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio;
Desenvolve a disciplina; e
Possibilita uma opção de profissão. 

Vejo muitas pessoas que acreditam que só estarão praticando um exercício físico se estiver em uma academia. Resolvi postar sobre algumas atividades para acabar com esse mito. A dança também é uma atividade física. Traz inúmeros benefícios fisiológicos. Claro que nem todos podem praticar qualquer tipo de dança. Sempre é necessário ter bom senso e fazer um exame médico para ver as condições físicas. Por exemplo: Se você tem problemas na coluna lombar, fazer dança do ventre talvez te traga algum desconforto. Então, o ideal, seria procurar seu médico ou fisioterapeuta para tirar dúvidas. 
A atividade física deve ser feita com prazer. Se o seu prazer é dançar, não perca tempo, comece agora mesmo.