| Houve um tempo em que homens e mulheres não tinham preocupações com atividades físicas, mas sem saber, exercitavam-se constantemente. Esse era o tempo em que não havia tanto progresso tecnológico e o homem era menos “preguiçoso”. Hoje, com tantos aparelhos fazendo tudo por nós, não precisamos nos mexer muito no nosso dia-a-dia. É aí que surge o problema das doenças cardiovasculares. Como não gastamos toda a gordura e calorias que consumimos - e fazemos isso cada vez mais -, elas se acumulam pelo nosso corpo e causam doenças que podem levar à morte. Os especialistas alertam que não importa qual o tipo de atividade física você faz, o importante é não deixar de fazer. Os problemas cardiovasculares começaram a ser uma das maiores causas de mortes no mundo com a queda do gasto calórico. E é fazendo exercícios e se alimentando de forma saudável que conseguimos reverter este quadro. Os exercícios aeróbicos, como a natação, a corrida, andar de bicicleta e caminhar são os melhores no combate à doenças do coração. Outros exercícios também são bons, mas não tem o efeito tão rápido e eficiente dos aeróbicos. Eles exigem um maior gasto calórico do atleta e, com isso, a reserva de calorias no corpo é queimada. Elas são o combustível para cada atividade que nosso corpo faz, desde piscar à correr uma maratona. O efeito dos exercícios físicos no combate à doenças cardiovasculares não é cumulativo. Ou seja, não adianta ter sido atleta profissional na juventude e se tornar sedentário na velhice. É preciso se exercitar sempre para manter a saúde em dia. Fonte: Redação Ondiet, por Vanesca Soares |
Pesquisar este blog
domingo, 17 de outubro de 2010
Como o exercício age no combate às doenças cardiovasculares
domingo, 10 de outubro de 2010
Qual exercício devo fazer para queimar gordura?
Para queimar gordura devemos fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, dançar, pedalar).
Quando começamos a praticar uma atividade aeróbica o nosso organismo começa a utilizar como substrato energético a creatina fosfato. Esse substrato nos dá energia para atividade de curtissima duração. Dura em média 10 segundos. Depois começamos a utilizar como substrato energético a glicose. No inicio, sem a utilização de oxigênio. Quando falo sem a utilização de oxigênio estou me referindo que os músculos não utilizam oxigênio para executar o exercícios. Essa etapa dura aproximadamente 3 minutos. Depois começa a utilização do oxigênio. Nesse período, o organismo queima o açúcar que está circulante no sangue. Isso é importantissimo para quem tem diabetes. Dependo do organismo, depois de 15 a 20 minutos, o organismo entra no sistema oxidativo e começa a queimar a gordura. Primeiro a gordura que está circulante no sangue (importante para acabar com o colesterol), depois a gordura das células adiposas. Ai sim, começa o processo de emagrecimento.
O exercício anaeróbico também ajuda no processo de emagrecimento. Mas de uma forma diferente. Os nossos músculos são responsáveis por grande parte do nosso gasto metabólico. Portanto, quanto mais músculos, maior o gasto calórico.
O ideal é fazer os dois. Aerobico e anaeróbico.
Assinar:
Comentários (Atom)
