Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

Qualquer coisa pode ser uma meditação

Estava lendo esse texto do OSHO e me senti tentada a postá-lo aqui.
Espero que gostem...

QUALQUER COISA PODE SER UMA MEDITAÇÃO

Este é o segredo: desautomatize-se. Se podemos desautomatizar as nossas atividades, então tudo na vida se torna meditação. E aí qualquer coisa, por mais insignificante que seja, como tomar um banho de chuveiro, fazer uma refeição ou conversar com um amigo, tudo se transforma em meditação. A meditação é um potencial, uma capacidade que temos e que pode ser projetada ou transferida para qualquer coisa. Não é uma ação específica. Há pessoas quem pensam dessa forma, acreditando que a meditação seja um ato isolado em que você se senta de frente para o leste, repete determinados mantras, queima um pouco de incenso, faz isso e aquilo num determinado momento e de uma determinada maneira, acompanhados por determinados gestos. A meditação não tem nada a ver com isso. Todas essas são maneiras de automatizar a meditação e a meditação é contra a automatização.

Correr, andar, nadar

É natural e fácil manter-se alerta enquanto se está em movimento. Quando se está sentado em silêncio, o mais natural é pegar no sono e adormecer. É muito difícil manter-se desperto quando se está deitado na cama, porque a situação o ajuda a pegar no sono. O movimento naturalmente faz com que o corpo fique alerta e não é possível dormir. O único problema é que o movimento pode se tornar mecânico.

Aprenda a fundir corpo, mente e alma. Descubra maneiras de funcionar como um todo, por inteiro.
Isso costuma acontecer com quem corre. Talvez você não imagine a corrida como uma forma de meditação, mas os corredores muitas vezes têm uma vivência muito forte de meditação. E se surpreendem, porque não era isso o que estavam procurando - quem pensaria que um corredor iria ter uma experiência divina? Mas acontece. E hoje em dia, cada vez mais, correr está se tornando um nova modalidade de meditação.
Você já correu por esporte? Gostava de correr de manhã bem cedo, quando o ar está fresco e puro, quando o mundo inteiro desperta de uma noite de sono para um novo dia? Você está correndo e o seu corpo funciona harmoniosamente, o ar está fresco, o mundo renascia, a vida cantava ao seu redor, você se sentia tão vivo... Chega um momento em que o corredor desaparece e só a corrida permanece. O corpo, a mente e a alma começam a funcionar juntos e, de repente, ocorre um orgasmo interior.
Alguns corredores já tiveram acidentalmente a sensação dessa quarta dimensão, turiya. Pensam que foi por causa da corrida que o momento lhes pareceu tão belo: era um lindo dia, o corpo estava saudável e o mundo era bel, então tudo não passou de um determinado clima. Os corredores não percebem o que acontece, mas, se prestarem atenção, a minha opinião é de que um corredor pode se aproximar da meditação muito mais facilmente do que qualquer outra pessoa.
Caminhar ou nadar também podem dar um ótimo resultado. Todas essas atividades devem ser transformadas em meditação.
Esqueça as antigas idéias sobre meditação, segundo as quais basta ficar sentado embaixo de uma árvore em postura de ioga para estar meditando. Essa é apenas uma das maneiras de meditar e pode ser satisfatória para alguns, mas não para todos. Para uma criança pequena, isso não é meditação, é tortura. Para um jovem ativo e vibrante, isso é repressão, não meditação.
Comece a correr de manhã. Enquanto estiver correndo, procure usar todo o corpo: não corra como se estivesse em uma camisa de força. Movimente-se como uma criança, usando o corpo inteiro, mãos pés, para correr. Respire fundo, a partir do abdômen.
Nunca se torne um especialista em corridas. Continue sendo um amador para não perder essa capacidade de se manter alerta. Se em algum momento você achar que a corrida se tornou automática, pare de correr e experimente nadar. Quando a natação se tornar automática, experimente a dança. O importante é lembrar que o movimento é apenas um pretexto para criar a percepção. Enquanto estiver criando percepção, o movimento será bom. Nunca deixe que uma atividade se torne automática.



Fonte: Osho - Meditação - A primeira e última liberdade

Quero deixar claro que a corrida é um exercício que precisa de alguns cuidados para ser praticado. Sempre procure fazer um check up antes para saber como está a sua condição física. Depois da avaliação, de preferência, procure um profissional de Educação Física, graduado e que tenha conhecimento em corrida, para prescrever o seu treinamento de uma forma gradual, pois, essa atividade feita de forma inadequada poderá causar lesões.