Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Pilates


O método pilates é um perfeito e completo programa de condicionamento físico com uma grande variedade de exercícios. Muitos dos minuciosos movimentos terapêuticos que foram delineados para ajudar pessoas que estavam se recuperando de lesões podem também ser ajustados e intensificados para desafiar atletas. Isto é o que faz do pilates um método tão atrativo para o público em geral, bem como para dançarinos e atletas profissionais. É um trabalho muito versátil que se aplica a todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança sofreu de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em relação à sua saúde o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas gregas e romanas.
http://www.revistapilates.com.br/2008/09/23/pilates-o-metodo-que-revigora-a-alma-e-o-corpo/ 


O pilates, amplamente conhecido hoje, devido aos seus beneficios estéticos e corporais, não tem apenas beneficios nesses segmentos. O pilates é muito bom para a mente e para a alma. Por manter os praticantes concentrados durante  a execução dos movimentos, faz com que o praticante permaneça no presente. 

Só para esclarecer melhor: A nossa mente fica o tempo todo no passado ou no futuro, nunca no agora, e isso nos causa todo o sofrimento que vivemos. A meditação é uma pratica que faz acalmar o fluxo de pensamentos e trazer a mente para o momento presente. E muitas pesquisas já declaram os beneficios da meditação para o bem estar em geral. Ao praticarmos o pilates, também nos concentramos no agora, só que de uma forma dinamica (também existe meditação dinâmica). Eu poderia então afimar que o pilates é uma técnica de meditação dinâmica, pois faz com que estejamos presentes durante a execução do movimento. O que não é comum durante a pratica de outras atividades.